09/04/2011

vida perfeita?

Quem disse que a vida era fácil? Quem disse que a vida era difícil? Não, só é difícil quando não sabemos o que fazer. Quando nos encontramos num beco sem saída. Quando não podemos fazer nada para mudar o que já está feito. Surgem problemas que nos custam sempre a resolver. Mas a vida é mesmo assim, feita de problemas e confusões, de certezas e incertezas. Surgem sempre imprevistos. Surgem sempre pequenas coisas, que nos deixam confusos, e por vezes magoados. E é aí que dizemos: "quero morrer", ou "a vida é tão injusta", ou até mesmo "o que é que eu faço aqui?". Eu já passei por imensa coisa, e mesmo assim conheço gente que já passou por mais. Já estive em situações que só queria fugir. Mas tive o apoio de muitas pessoas, que já me ajudaram bastante. Ter alguém, nem que seja só uma pessoa, a ajudar-nos, é tudo muito mais fácil. Pois porque se não fossem eles e elas, eu já teria morrido, há muito tempo. Mas a vida é mesmo assim. Injusta, sim. Difícil, pode-se dizer que sim também. Temos é de pensar que fugir dos nossos problemas não dá com nada, muito menos morrer. Chorar? Para quê? Chorar não vai mudar nada. Porque o que está feito está feito, e se ainda não está feito, não vamos ficar sentados a olhar. Temos de começar a agir, e a evitar problemas. Agora, eu já sei o que fazer quando estiver nessas crises.
E a vida só é fácil, quando em tempos, não nos preocupamos com nada. Quando não sabemos ainda o que é a verdadeira amizade. Quando confiamos demasiado em alguém que mais tarde nos vem a desiludir. Quando não choramos por amores, nem por amizades. Sim, estou-me a referir à infância. Porque esses são os tempos fáceis. Tempos em que podemos dizer que temos a "filosofia de vida perfeita". Metemos-nos em problemas, mas não somos nós que saímos deles sozinhos. Estamos sempre dependentes a alguém. Faz parte. E aí nunca nos preocupamos se mais tarde nos vamos separar da nossa melhor amiga de infância. Nem nos preocupamos com a escola. Só queremos é brincar, correr e saltar.
A vida tem várias fases. Mas se a vida é fácil ou difícil, justa ou injusta, depende do que tu fazes dela.


Sem comentários:

Enviar um comentário